Blog





Tecnologia


Sexta 06/01/2023 15:01

É hora de dar tchau: Internet Explorer será desabilitado em 2023

A partir de fevereiro de 2023 o Internet Explorer será desabilitado permanentemente no Windows 10. Veja o porquê e como se preparar:


É hora de dar tchau: Internet Explorer será desabilitado em 2023

A Microsoft anunciou por meio de seus canais oficiais que a partir de fevereiro de 2023 o Internet Explorer será desabilitado permanentemente em máquinas que utilizam o sistema operacional Windows 10.

A Microsoft já indicava que iria desabilitar o Internet Explorer de suas futuras atualizações quando lançou o Windows 11, o qual já vem sem o navegador e onde não é possível realizar a instalação dele para utilização, sendo necessário utilizar o navegador Edge, que é o substituto oficial do Internet Explorer.

Mas por que o Internet Explorer será desabilitado?

O navegador Internet Explorer será desabilitado pois ele foi substituído pelo navegador Edge, que é um navegador mais moderno, seguro e rápido, além de ter uma aparência mais amigável, parecida com o Google Chrome, que é um dos navegadores mais utilizados atualmente.

O Internet Explorer deixou de ser atualizado a anos, o que fez com que ele ficasse incompatível com sites e sistemas que possuem métodos de segurança mais modernos, o que fez com que a Microsoft desenvolvesse o Edge, permitindo que o Internet Explorer se mantivesse ativo somente até que todas as adaptações necessárias fossem realizadas em sites e sistemas mais antigos, para a utilização somente de navegadores mais modernos.

E se eu precisar acessar algum site, ou sistema, que seja compatível somente com o Internet Explorer?

Pensando em sites, e sistemas, que ainda não adaptaram os seus acessos para os navegadores mais modernos, ela adicionou ao navegador Edge a opção “Modo Internet Explorer (Modo IE)”, que é um botão capaz de permitir que os sites sejam recarregados como se estivessem sendo acessados diretamente pelo Internet Explorer.

Ao ativar o modo IE no Edge, ele permite que qualquer site seja carregado com as configurações da versão antiga, possibilitando que os acessos sejam permanecidos mesmo após o Internet Explorer ter sido desativado.

Como a Microsoft vai desabilitar o Internet Explorer?

 

A Microsoft vai remover o Internet Explorer nas próximas atualizações que serão realizadas no navegador Edge o qual, automaticamente, vai remover todos os ícones do sistema, incluindo a área de trabalho, menu iniciar e até mesmo a barra de tarefas, impossibilitando o acesso por qualquer meio que não seja o “Modo IE” pelo Edge.

O término da utilização do Internet Explorer pode assustar muitas pessoas, mas ressaltamos a importância de sempre utilizar um navegador mais moderno em sua máquina, assim como o Edge e Google Chrome, pois eles são atualizados constantemente para manter os seus acessos mais seguros e integração com outras ferramentas mais modernas, como o Teams e OneDrive.  

Via: Ravel  


Veja Também