Blog





Institucional


Sexta 22/01/2021 15:01

Conheça o plano de vendas e veja como melhorar o desempenho do seu negócio

Descubra o que é e como elaborar um plano de vendas, tendo benefícios como o aumento do faturamento e do volume de vendas da sua empresa.


Conheça o plano de vendas e veja como melhorar o desempenho do seu negócio

Definir um plano de vendas eficiente é um dos primeiros passos para tornar sua empresa bem-sucedida.

 

Afinal, esse planejamento é responsável por aumentar a organização do negócio e determinar metas concretas para a equipe.

 

Entretanto, é fundamental conhecer todos os detalhes dessa proposta, para conseguir o melhor desempenho possível para a empresa.

 

Por isso, preparamos um conteúdo especial sobre plano de vendas, explicando seus benefícios e os primeiros passos para começar a elaborá-lo de maneira consistente.

 

  • O que é um plano de vendas?
  • Benefícios de um plano de vendas para seu negócio;
  • Como elaborar um plano de vendas?

 

O que é um plano de vendas?

O plano de vendas é um documento elaborado com a finalidade de organizar e estabelecer orientações claras para serem seguidas pela equipe de vendas.

 

Em resumo, é um planejamento que determina o que precisa ser feito, quando e como. Por isso, é importante que seja o mais detalhado possível, para atingir a máxima eficiência. Além disso, é no plano de vendas que a empresa definirá seus objetivos macro e micro. Ou seja, as metas que um negócio planeja alcançar.

 

E não apenas projeções futuras, mas também uma forma de analisar os resultados anteriores, e, assim, arquitetar outras possibilidades de atuação.

 

Ainda, com um bom planejamento, é possível ter resultados positivos em diversos setores do empreendimento.

 

Por exemplo, treinar os colaboradores para guiar o cliente corretamente pelo funil de vendas, e, com isso, aumentar as taxas de conversão.

 

De forma geral, o plano de vendas é de extrema importância para o negócio, e deve ser considerado como uma das estratégias de vendas da empresa.

 

Benefícios de um plano de vendas para seu negócio

Para mostrar como o plano de vendas é essencial para sua empresa, separamos alguns dos principais benefícios que esse planejamento traz:

 

  1. Foco

Elaborar um plano de vendas ajuda a empresa a se manter firme em seus objetivos, e não desviar o foco para questões secundárias.

 

Além disso, também permite que ela esteja mais preparada para lidar com imprevistos, pois saberá lidar com diferentes situações, sem perder o enfoque. Dessa forma, é possível continuar atuando, mesmo com as adversidades. 

 

Ainda, é importante elaborar o plano de vendas de forma que possa atrair o maior número de leads possível e transformá-los em novos clientes.

 

Isso só será possível caso a empresa tenha foco em seus objetivos, e, acima de tudo, saiba quais são suas prioridades.

 

  1. Melhoria contínua

Quase 6198% das empresas fecham após cinco anos, e um dos principais motivos para isso acontecer, é justamente a falta de planejamento. 

 

Isso porque a falta de um plano adequado, somado a outros fatores, como inexperiência e falta de visibilidade no mercado, pode levar ao fracasso desses negócios.

 

Por outro lado, investir em uma organização concreta traz mais planejamento para a empresa, que também poderá investir de maneira mais assertiva.

 

Com mais investimentos, a empresa poderá apresentar uma melhoria contínua, além de ter uma visão mais clara do que está funcionando, e do que precisa mudar.

 

  1. Melhor desempenho de vendas

Padronizar a forma como a equipe de vendas realiza a abordagem ou guia o cliente durante a jornada de compra é essencial para ter melhorias no desempenho.

 

Isso porque um bom planejamento promove maior foco, e, com isso, um entendimento mais direto do público.

 

Dessa forma, as chances de evoluir a performance de vendas aumenta consideravelmente. Inclusive ampliando o valor do ticket médio das vendas da sua empresa.

 

Mas para alcançar bons resultados de produção, é imprescindível ter um documento que fale sobre os pontos fortes e fracos do negócio, e como utilizá-los.

 

Como elaborar um plano de vendas?

Depois de conhecer os benefícios do plano de vendas, é hora de conhecer o passo a passo para elaborar o planejamento da sua empresa.

 

Confira as dicas que separamos para você:

 

  1. Defina suas metas de venda

O primeiro passo para desenvolver um plano eficiente é definir as metas de venda.

São elas que irão construir os objetivos principais da empresa, e guiar os colaboradores durante a execução prática do cronograma.

 

As metas podem ser diversas, dependendo das necessidades de cada negócio. Por exemplo, aumentar as vendas, expandir as filiais ou realizar determinada campanha.

 

É importante ter metas concretas, ou seja, que podem ser realizadas, inclusive podendo ser grandes ou pequenas. 

 

Dessa forma, ajudarão a empresa a não desfocar, e implantar um plano sólido de atuação.

 

  1. Estabeleça prazos

Os prazos são essenciais para tornar as metas plausíveis e incentivar a empresa durante a realização do seu planejamento.

 

Além de ajudar no foco da equipe, também permite uma análise de desempenho mais detalhada. 

 

Uma vez que o plano de vendas tenha prazos reais, o negócio poderá avaliar sua produtividade de maneira mais efetiva.

 

Não existe um padrão para os prazos do planejamento. Apenas é necessário que eles atendam as necessidades da empresa.

 

Por exemplo, definindo metas para o próximo mês, semestre, ou mesmo para o próximo ano.

 

  1. Faça um plano de ação

O plano de ação é um complemento fundamental ao planejamento de vendas da empresa.

Isso porque, a princípio, é preciso avaliar as metas de objetivos de maneira mais subjetiva, que permite projeções e prospecções.

 

No entanto, também é necessário colocar essas ideias em prática, e é nesse momento que essa etapa entra em ação.

 

Trata-se de uma descrição concreta das atividades que precisarão ser realizadas para atingir as metas.

 

Dessa forma, o plano de ação e o plano de vendas se complementam, e permitem que a empresa tenha resultados mais positivos.

 

Via: Voitto


Veja Também