2. Cole este código imediatamente após a tag de abertura :


Blog





Institucional


Terça 09/10/2018 17:10

Comunicação interna: melhores ferramentas

Todas as estratégias dentro das organizações contam com ferramentas específicas que facilitam a sua realização, por isso trouxemos as melhores ferramentas para a comunicação interna nesse artigo.


Comunicação interna: melhores ferramentas

Por: Everton Lopes

 

O sucesso de qualquer empresa ou negócio está diretamente ligado com a efetividade das ações de seus colaboradores ou sócios.

No entanto, essas ações somente serão efetivas se a comunicação entre a equipe acontece de forma constante e sem ruídos, porque é necessário entender o que está se passando, como resolver determinadas situações, em qual momento agir, entre tantas outras ações diárias para que os procedimentos diários sejam cumpridos.

Essa comunicação, chamamos de comunicação interna, que é a responsável pela troca de informações entre o público interno de uma empresa.

Uma pesquisa realizada pela SocialBase, em 210016, aponta que 61,8% dos empresários acreditam que sua empresa investe pouco em comunicação interna.

Por isso, frisamos que apenas manter uma comunicação interna não é o suficiente para que as estratégias deem certo. É necessário que essa comunicação seja eficaz e com ferramentas e linguagem que combinem com o perfil de seus colaboradores.

Quem já trabalhou em qualquer empresa que não seja a própria, sabe a importância de se comunicar e ser comunicado.

Então vamos a uma pequena lista de ferramentas interessantes para implementar em sua empresa. Mas lembre-se de avaliar caso a caso, qual se adequa melhor aos perfis do seu negócio e da sua equipe.

 

E-mail

O bom e velho e-mail ainda é muito útil para envio de informações importantes e urgentes, porque os funcionários estão constantemente checando suas caixas de e-mails.

Também é muito interessante para lembrar datas importantes como o aniversário da empresa ou de colaboradores.

 

Intranet

A intranet já é uma ferramenta mais complexa e, por isso, permite que se faça mais do que o e-mail. Ali, você pode criar conteúdo que engaje a equipe, realizar promoções internas, anexar informações importantes, como código de conduta da empresa, noticiar fatos interessantes, entre muitas outras possibilidades.

 

Mural

O mural é interessante para empresas que possuem um espaço comum para todos os funcionários e indispensável para empresas onde os colaboradores não trabalham com computadores.

Ele é chamativo e quando as informações são alimentadas continuamente, costuma atrair a atenção de todos que passam por ele.

 

TV Corporativa

A TV corporativa é um mural digital. Funciona basicamente como o mural, mas nela é possível veicular mais informações.

Uma única ressalva sobre essa ferramenta é que as informações precisam estar agrupadas em textos menores para que todos tenham oportunidade de ler e entender o que está sendo dito, independente do nível de instrução da pessoa.

 

Newsletter

A newsletter é a queridinha de todo comunicador que atua em comunicação interna para empresas. Ele se assemelha ao jornal, mas veicula principalmente informações sobre a própria empresa.

Pode ser feito nas versões impressa e digital, além de inúmeras possibilidades de design e padrão.

Geralmente tem linguagem jornalística, mas não é uma regra, tudo depende do perfil da empresa que emprega.

 

SMS

E por fim, uma ferramenta pouco conhecida na comunicação interna, o SMS funciona tão bem ou mais que o e-mail porque, da mesma maneira, o celular está constantemente na mão dos funcionários e a chance de que eles visualizem as informações de forma rápida, é muito grande.

Através de SMS também pode-se passar informações mais completas e importantes porque a ferramenta informa exatamente quem recebeu ou não a mensagem, facilitando o controle do fluxo de informações dentro da empresa.

 

E aí, agora que você já sabe o básico de comunicação interna, vamos aplicar esse conhecimento nas estratégias da sua empresa para alcançar melhores resultados?


Veja Também